Senac

Rio Grande do Sul

Escolha seu Curso

Notícia

Porto Alegre, 29/09/2017

Senac-RS proporciona inclusão no mercado de trabalho por meio do Programa de Aprendizagem

Senac-RS proporciona inclusão no mercado de trabalho por meio do Programa de Aprendizagem

O Dia D de Inclusão de Pessoas com Deficiência é lembrado em todo o Brasil nesta sexta-feira, 29 de setembro. Uma das possibilidades de qualificação para as pessoas com deficiência são os cursos de Aprendizagem oferecidos pelo Senac. Neste mês, o Senac Comunidade Centro, em Porto Alegre, formou 22 alunos dos cursos de Aprendizagem Especial para Pessoas com Deficiência. 

Entre eles, estava Ricardo Pereira, 38 anos, que, assim como 17 de seus colegas, encerrou o curso de Aprendizagem em Serviços de Supermercado com vaga garantida em uma das lojas de uma rede de supermercados. No público, uma mãe orgulhosa, Clara Pereira, que percebe, no dia a dia do filho, como o Programa Jovem Aprendiz mudou a vida do rapaz. “Hoje o Ricardo é muito descolado, as atitudes dele são positivas, além de ter mil curiosidades”, relata Clara. A família observa a independência adquirida por Ricardo em atitudes como a busca pelos principais jornais do mundo para se manter informado e, até mesmo, no interesse pela leitura de livros diferentes. “Todos nós tivemos evidências positivas no seu comportamento, tanto no trato diário como no seu interesse em aprender coisas novas”, destaca Clara.
 
O Programa Jovem Aprendiz oportunizou a Ricardo o aprendizado de técnicas essenciais para a rotina de supermercados, como a organização de estoque, arquivo, relacionamento comercial, postura e sociabilidade. No entanto, além do ensinamento prático convencional, o Senac proporcionou que o estudante percebesse sua própria capacidade.  “Ao reconhecer o indivíduo como alguém que também é capaz, o Senac incentiva para que ele mesmo busque o seu melhor”, ressalta Clara. A mãe de Ricardo vê este como o ponto principal para a qualificação de pessoas com deficiência: “é necessário um novo olhar para que todo indivíduo possa ser visto como alguém útil e capaz em nossa sociedade”. Segundo Clara, foi através deste olhar que o Jovem Aprendiz guiou Ricardo para uma nova etapa em sua vida.
 
Aprendizagem para Pessoas com Deficiência
Segundo a Lei de Cotas 8.213/91, empresas com 100 ou mais empregados devem destinar de 2% a 5% dos seus cargos para pessoas com deficiência. De acordo com o artigo 429 da Lei Nº 10.097/2000, a Lei da Aprendizagem, todas as empresas de médio e grande porte devem contratar um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários cujas funções demandem formação na aprendizagem profissional.
 
Quais os pré-requisitos? 
Para se inscrever no Programa de Aprendizagem para Pessoas com Deficiência é necessário ter idade mínima de 14 anos, mas não há limite máximo de idade. Também não se aplica a comprovação da escolaridade de aprendiz com deficiência mental, sendo consideradas as habilidades e competências de profissionalização. O interessado deve apresentar o laudo ou parecer psicopedagógico no momento da matrícula.
 
Como se inscrever?
Os candidatos ou seus responsáveis podem deixar o currículo nas empresas do Comércio, Serviços e Turismo, observando que a vaga pretendida é de Jovem Aprendiz para Pessoas com Deficiência, e a empresa encaminha o Aprendiz para o Senac. Uma outra opção é procurar o Senac mais próximo* para mais informações ou cadastro de currículo.
 
Quais são os benefícios?
O aprendiz é contratado por uma empresa do comércio de bens, serviços e turismo que assina sua a carteira de trabalho, portanto tem direito a férias, 13º salário, previdência social, vale-transporte, FGTS e demais benefícios. Ele também recebe meio salário mínimo e vale transporte durante a qualificação.
 
A pessoa com deficiência que já recebe o BPC (Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência) também pode fazer um curso de aprendizagem profissional, sem perder o benefício por um período de no máximo 2 anos.
 
 
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato